top of page
48133833741_c0c962a3db_o.jpg

A força do peixe pequeno é o cardume

Rede de Agroecologia Ecovida Ã© uma associação de agricultores agroecológicos, presente nos três estados do Sul, formada em 1998 para promover uma agricultura responsável e ecológica: a agroecologia.

​

Posteriormente, com a institucionalização dos produtos orgânicos (Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003) e a necessidade de identificar todo produto orgânico comercializado, criou-se o agente certificador dos orgânicos. Inicialmente, estes agentes reduziam-se apenas a empresas privadas, que verificavam e atestavam quando os produtos estavam dentro das normas de produção orgânica. A este processo, dá-se o nome de certificação por auditoria.

​

Como resultado da mobilização da Rede Ecovida, o Ministério da Agricultura legitimou o processo de certificação participativa, realizado então pela própria Rede Ecovida. Em outras palavras, os próprios agricultores participantes da Rede passaram a se visitar e fiscalizar mutuamente seus processos de produção de alimentos orgânicos; de acordo com as normativas federais. Esta foi uma grande vitória da Rede Ecovida, pois garantiu aos agricultores mais autonomia e economia em seus processos de produção de alimentos seguros.

​

Desta forma a Rede Ecovida também se tornou uma certificadora, portadora de um selo de produto orgânico e portadora da responsabilidade de carregar essa marca em nome de todos os seus membros.

E nós, do Sítio Saraquá, somos membros dessa Rede, que possui alguns critérios ainda mais rigorosos que a própria lei dos orgânicos, como por exemplo, o prazo máximo de cinco anos para transformar todas as áreas e atividades da propriedade para o manejo orgânico.

bottom of page