CSA

Comunidade em Suporte à Agricultura é um movimento mundial de empoderamento cívico, através do cotidiano e essencial vínculo com a terra: nossa alimentação.

Nesse modelo, um grupo de consumidores passa a ser sócio de uma fazenda de produção de alimentos e a partilhar diretamente os processos e produtos da atividade rural. E os agricultores, que assim garantem um escoamento regular e valorizado dos produtos do seu trabalho, conquistam confiança para se dedicarem aos seus cuidados com a terra e com o meio ambiente.

Ele foi elaborado com o propósito de construir relações mais justas na sociedade, a partir da agricultura. Dessa maneira, aproxima as pessoas entre elas e aos agricultores, consolidando uma lógica de confiança e cooperação, que estimula uma cultura de apreço; ao invés de uma cultura de preços (os preços para participação são gerados a partir dos custos e não da flutuação de mercado).

Essa organização se caracteriza e se consolida por princípios, como:
• Cooperação, em contraponto à dinâmica de competição do mercado;
• Confiança e transparência entre as partes envolvidas;
• Abastecimento direto do sítio, reduzindo custos intermediários e evitando desperdícios;
• Respeito à sazonalidade da produção, favorecendo a nutrição;
• Economia associativa;
• Convivência fraterna.

Com apoio da CSA Brasil, a Saraquá inaugurou a primeira CSA catarinense em 2016. E seguimos expandindo, contando hoje com três pontos de partilha de alimentos: No Itacorubi, Campeche e Centro.

Associe-se!

Assista nosso vídeo clicando aqui!